Aprenda a cancelar suas compras no Mercado Livre!

Logo-do-Mercado-Livre-em-PNG

O Mercado Livre chegou ao Brasil em 1999 e por ser um dos primeiros sites de comércio eletrônico, ainda hoje é um dos mais importantes. Durante esses anos, o sistema do Mercado Livre foi adaptado para melhorar a segurança entre compradores e vendedores, no entanto ainda não é um sistema perfeito e não é incomum encontrar casos de fraude ou de má fé.

O sistema funciona de forma simples: O vendedor anuncia o seu produto na plataforma com o máximo de detalhes possíveis e o comprador interessado encontra o produto e faz a compra, o Mercado Livre avisa ao vendedor que recebeu o pagamento sobre aquele produto e então, ele envia o produto para o comprador, à partir do momento da compra, o comprador tem 14 dias para receber o seu produto, caso não receba o prazo para receber o dinheiro de volta termina e o vendedor acaba recebendo o dinheiro pago.

O que você precisa saber antes de comprar no Mercado Livre

  • O vendedor só recebe o seu dinheiro após 14 dias se tudo ocorrer bem ou você não abrir disputa.
  • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem 7 dias após receber o produto para devolvê-lo por arrependimento de compra. (Art. 49 do CDC). Na devolução, você deve comunicar ao vendedor e ao Mercado Livre.
  • A reputação do vendedor não é dá segurança alguma! Existe um mercado ilegal de compra e venda de contas do Mercado Livre e pessoas má intencionadas podem comprar uma conta com boa reputação.
  • Ao contrário do que a empresa diz, o Mercado Livre é sim responsável por qualquer coisa que ocorra em suas compras e você tem total direito de exigir dele soluções que repare seu prejuízo.
  • Independente do prazo que você foi prejudicado, você pode procurar o Mercado Livre para reparar seu prejuízo e em caso de não haver soluções amigáveis por parte da empresa, você pode procurar o Procon.
  • É recomendável você olhar os feedbacks (comentários pós compra) do vendedor e saber se pessoas que comprou com ele recomenda.
  • O Mercado Livre usa um sistema chamado “Mercado Pago”, o qual oferece segurança nas suas transações. Ele funciona como o PayPal, PagSeguro ou o AliPay no AliExpress e em caso de algum problema, você deve contatar ele para tentar obter uma solução.

Como cancelar uma compra no Mercado Livre

  1. Abra o www.mercadopago.com.br
  2. Digite seu nome de usuário e senha do Mercado Livre
  3. Vai abrir um painel mostrando todas as suas compras, escolha a que você quer cancelar e clique no botão “+” que fica ao lado direito da compra.
  4. Selecione “tenho um problema”
  5. Clique em “Quero cancelar a compra” e prossiga com o cancelamento.
  6. Será necessário que você explique o motivo do cancelamento, o vendedor vai responder, você poderá pedir para o Mercado Pago avaliar ou continuar a discussão. Ao pedir para o Mercado Pago avaliar, ele vai dar um prazo e basta verificar dentro desse prazo. É importante que após abrir a disputa, você verifique todos os dias se não há uma resposta do vendedor, caso haja e você fique 3 dias sem responder de volta, a disputa é fechada em favor dele.
ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments