Benefícios do chá de hibisco

O Hibisco é uma planta capaz de oferecer vários benefícios para a saúde. Originária da África, o hibisco é muitas vezes usado para fazer chás e tisanas. Sua bebida é rica em elementos antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres e melhorar a saúde cardiovascular, segundo o que pesquisas científicas atestam. Em alguns países o hibisco é usado de forma medicinal devido as suas propriedades benéficas. Veja a seguir como a planta é usada em alguns países:

  • No Egito e Sudão, o hibisco é usado para ajudar a controlar a temperatura corporal e também como um remédio natural para manter a boa saúde do coração através do controle de batimentos que a planta oferece.
  • No norte da África, o hibisco é utilizado para controlar o sistema respiratório, incluindo a garganta e também é usado para combater o envelhecimento da pele.
  • Na Europa, o hibisco foi empregado para apoiar a saúde respiratória superior, aliviar a constipação ocasional e promover a circulação adequada. É comumente usado na combinação com erva-cidreira para o combate ao stress e para concentração.
  • No Irã, o  hibisco é tradicionalmente usado para promover o controle da pressão arterial. Alguns estudos comprovam que o chá de hibisco é capaz de controlar a pressão arterial.
  1. Leia também: A dieta das uvas e suas propriedades de cura!
  2. Leia também: Como combater a celulite com frutas e vegetais
  3. Leia também:  Os 7 melhores alimentos para limpar o fígado
  4. Leia também: Goji berry: santo alimento ou uma farsa?

O chá de hibisco pode controlar sua pressão arterial

Beber chá de hibisco diariamente pode beneficiar pessoas que sofrem com pressão alta, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutrition em 2010.  Durante os estudos que duraram seis semanas, 65 adultos que sofriam de problemas de pressão alta (e que não faziam o uso de medicamento para controle de pressão arterial) beberam três xícaras de chá de hibisco dia. Os resultados do estudo revelaram que o grupo de membros que tomaram o chá de hibisco durante o período de teste, tiveram tiveram queda na pressão arterial em relação àqueles que não tomaram a bebida.

Em uma análise feita em 2010, cientistas avaliaram quatro testes clínicos sobre o uso do chá de hibisco no tratamento da hipertensão arterial. Enquanto cada teste mostrou que o hibisco pode ajudar a baixar a pressão arterial, os autores da análise concluíram que três dos testes se mostraram positivo no controle da pressão arterial.

Controle de diabetes com o chá de hibisco

Em 2009, um estudo divulgado pelo Journal Of Alternative mostrou que pesquisadores atribuíram um teste com 60 pacientes com diabetes. Durante o teste, os pacientes beberiam chá de hibisco ou chá preto duas vezes por dia, durante um mês. Ao analisar os dados sobre os pacientes que se submeteram aos estudos, os resultados de 53 pessoas mostraram que elas tiveram um aumento significativo de colesterol bom e diminuíram significativamente o índice de colesterol ruim.

Em um outro estudo de 2009 o Journal of Human Hypertension, divulgou um estudo onde os cientistas descobriram que o consumo diário de chá de hibisco pode ajudar a baixar a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2.

Como consumir o chá de hibisco

É muito cedo para recomendar hibisco como uma planta medicinal para algum tipo de tratamento ou para melhorar as condições da sua saúde. No entanto, pelo fato de que o hibisco contém um número de substâncias saudáveis (incluindo as antocianinas), bebendo chá de hibisco regularmente pode trazer de fato alguns benefícios para a sua saúde. Tenha em mente que o chá de hibisco, frequentemente, é rico em ferro, cobre e manganês e o consumo excessivo podem ter efeitos contrários.

Se você está considerando fazer o uso de chá de hibisco para qualquer tratamento de saúde, procure consultar o seu médico primeiro. Fazer o uso de forma inadequada pode trazer consequências graves a sua saúde.

Chícara com chá de hibisco

 

ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments

Tags: