Como ser um vegetariano saudável

Home forte e vegetariano
Um vegetariano é alguém que não come carne, incluindo aves, carne bovina, carne de porco ou peixe. Os vegetarianos podem decidir se deve ou não comer outros produtos de origem animal, como ovos, leite e mel.

A prática de comer alimentos apenas de origem vegetal geralmente está relacionada ao respeito prestado a vida animal, no entanto alguns se tornam vegetariano apenas por problemas de saúde ou por outros motivos.

Leia também: Dieta da maçã – 5 dias com passo a passo

Leia também: Como fazer uma boa alimentação

Leia também: Maca Peruana funciona?

Tipos de vegetarianos e as suas diferenças

  • Semi-vegetariano: Os semi-vegetarianos, são pessoas que preferem comer alimentos de origem vegetal, mas ocasionalmente, comem peixe ou carne.
  • Pesci-vegetariano: Pesci-vegetarianos como a origem do nome (peixe-vegetariano) sugere, são o tipo que comem peixe, laticínios e ovos, porém não come carne ou aves.
  • Ovo-lacto-vegetariano: É o tipo de pessoa que não come nenhum tipo de carne, mas consome produtos de origem animal, como derivados do leite, ovos e etc. Este é o tipo mais comum de vegetarianos.
  • Lacto-vegetariano: Não consome nenhum tipo de carne ou derivados (como presunto, linguiça, salsicha), mas comem ovos, bebem leite e derivados do leite.
  • Ovo-vegetariano: São pessoas que não incluem nenhum tipo de derivado do leite, carne, peixe, aves na sua dieta,  apenas ovos.
  • Veganos: Os veganos são os que levam o respeito a vida dos animais ao pé da letra. Essas pessoas não comem qualquer produto à base de carne, leite, queijo, ovos, ou mel.  A maioria dos veganos, e alguns tipos de vegetarianos optam por não usar roupas que contenham produtos, como couro, lã ou seda na sua composição. Também não usam maquiagens ou produtos que possam terem sidos testados em animais, antes de colocá-los à venda no mercado.

O que faz alguém se tornar vegetariano?

As pessoas escolhem se tornar vegetariano, por muitas razões, tais como a conservação do meio ambiente, direitos dos animais, ou porque simplesmente acreditam que uma dieta vegetariana é saudável. Você pode ter um motivo diferente, mas você deve decidir por si mesmo se você está interessado em seguir esse estilo de vida.

 As dietas vegetarianas são saudáveis?

As dietas vegetarianas são muito saudáveis e podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Mas fazer uma dieta equilibrada, quando você é vegetariano requer um pouco mais de atenção. Como os vegetarianos evitam alguns alimentos para a sua dieta, eles devem procurar adicionar alimentos que fornecerão nutrientes encontrados em produtos, como a carne e que são necessário para saúde.

Ao comer uma variedade de alimentos, incluindo frutas, legumes e grãos integrais pode receber as vitaminas e nutrientes que você precisa a partir de alimentos  de origem não animal. Você deve ter certeza de consumir bastante minerais como ferro e cálcio, e vitaminas D e B12, especialmente se você seguir uma dieta vegetariana ou vegana ao pé da letra.

Os carboidratos fornecem energia e vitaminas para o seu cérebro e os músculos. Produtos de grãos, especialmente os grãos integrais são muito importantes porque fornecem carboidratos, fibras e vitaminas que seu corpo precisa. Os vegetarianos não devem se esquecer de comer grãos integrais variados como trigo pão, massas e tortilhas, arroz integral, bulgur e quinoa.

A gordura é necessária para o seu corpo, se quiser se manter saudável. A gordura  fornece ácidos grassos essenciais e ajuda o corpo a absorver algumas vitaminas. Excelentes fontes de gorduras saudáveis ​​incluem nozes ou manteigas de frutas secas, óleo e abacate.

A proteína é necessária para que os seus músculos crescerem. Alguém que decide seguir uma dieta vegetariana deve ter certeza de que consome bastante produtos ricos em proteínas. Nozes, manteiga de amendoim, produtos de soja e grãos, leguminosas, como feijões, ervilhas e lentilhas, todos fornecem proteína para o corpo.

O zinco é importante para o crescimento e seu sistema imunológico. O zinco é encontrado em grãos integrais (grãos refinados, como pão ou massas feitas com farinha branca não são fontes de zinco), cereais fortificados, produtos lácteos, produtos de soja e legumes.

O ferro é importante para o seu sangue. Pode ser encontrado nos grãos, sementes, produtos da soja, cereais matinais, e folhas de vegetais verde-escuros como espinafre. O ferro encontrado na planta é diferente do ferro encontrado na carne e não causa infarto ou problemas cardíacos se consumido em excesso. A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro. Por isso, é importante comer alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas (laranja e tangerina) e alguns legumes (como o tomate).

O cálcio é importante para a construção de ossos fortes para crianças e principalmente para idosos. O cálcio é encontrado em laticínios (tais como leite, iogurte e queijo). Você também pode encontrar fontes vegetais de cálcio, como brócolis, abóbora, verduras colarinho, feijão preto, feijão branco, soja e tofu. Fontes vegetais de cálcio têm cálcio em menor proporção do que produtos de lacticínios e alimentos fortificados. Alguns alimentos não são naturalmente ricos em cálcio, mas têm uma grande quantidade de cálcio adicionado, tais como salgadinhos, biscoito, chocolate, etc; Esses alimentos são chamados de enriquecido com cálcio. Alguns produtos, como o leite de soja, suco de laranja, arroz, cereais e barras de cereais são fortificados com cálcio artificialmente. Procure olhar o rótulo de informações nutricional para encontrar alimentos de supermercado que tem um índice alto de cálcio.

A vitamina D é importante para a absorção do cálcio que você come através de vegetais, como a salsa e é necessário para manter os ossos fortes, além de ajudar pessoas com hipertensão e pessoas acima do peso. Você pode consumir a vitamina D a partir da exposição ao sol, visto que ele é responsável pela fonte dessa vitamina. O seu organismo fará a absorção dele. No Brasil, principalmente na primavera e verão, você consegue pegar um sol saudável para o seu organismo absorver a vitamina D.

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, assim vegans precisam comer alimentos enriquecidos com B12. Exemplos incluem leite, ovos, flocos nutricionais fermento, leite de soja fortificado e cereais fortificados.

 

ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments

Tags: