Garganta inflamada? Melhore com remédios caseiros!

A dor de garganta tem várias ocorrências, mas com o inverno chegando a maioria das ocorrências estão diretamente relacionadas com a infecção viral em decorrência do resfriado, tosse, pneumonia e até mesmo início de gripe. Existem várias drogas farmacêuticas para ajudar no tratamento desses vírus, porém há quem se recuse a tomá-los e dê preferência a remédios caseiros para tratar a garganta inflamada.

Talvez você lembre que na sua infância a sua mãe ou a sua vó dava preferência a chás de ervas naturais seguido de algumas broncas para se agasalhar bem, não é verdade? É, as mães mais uma vez com razão. Existem ervas e produtos naturais como o mel, que podem ser até melhores que remédios farmacêuticos para tratar garganta inflamada. No post de hoje, o Dica Atual vai tratar da medicina natural para contornar a ocorrência de simples problemas que podem gerar uma boa dor de cabeça.

Leia também: Med Prev – Consultas e agendamentos

Leia também: Cuidado! Veja 7 alimentos proibidos na gravidez

Leia também: Transtorno Bipolar – Como lidar com o trabalho

Gargarejo pode curar a garganta inflamada

Mulher fazendo gargarejo para garganta inflamada

Como os vírus precisam de um corpo para poderem se multiplicar e de um clima frio, é bastante comum que várias pessoas fiquem com doenças virais. O gargarejo pode ajudar a contornar esse problema, visto que você fará o uso de água morna e é comprovado cientificamente a sua eficácia, vide o estudo (link em inglês).

Como fazer o gargarejo corretamente

  1. Coloque um pouco de água para ficar morna, em temperatura que você suporte o gargarejo.
  2. Para meio copo de água (150ML) adicione meia colher de chá de sal
  3. Misture o sal no copo d’água
  4. Comece a gargarejar por cerca de 40 segundos.
  5. Faça ao menos 3 vezes por dia o gargarejo com sal. Caso ache o sabor desagradável, você pode usar mel na mesma quantidade.

Não faça mais do que 3 gargarejos por dia, isso poderá fazer com que a mucosa seque e ao invés de ter alguma melhora, terá um efeito oposto ao esperado. Os horários ideais para fazer é em jejum, antes do almoço e antes de dormir.

Balas com sabor refrescante alivia a garganta inflamada

Bala para a garganta inflamada

É uma técnica bastante conhecida, embora ela não fará com que a sua garganta inflamada fique curada, mas ela vai aliviar bastante a dor, permitindo até que você consiga comer alimentos com mais conforto.

Quais balas eu posso comprar para a garganta inflamada?

  • Balas de hortelã
  • Balas com sabor eucalipto
  • Balas com vitamina C
  • Balas de gengibre
  • Pastilhas de hortelã
  • Chicletes – (não é bala, mas alguns Tridents podem aliviar)

Líquidos que podem ajudar a aliviar a garganta inflamada

Copo de chá de hortelã com limã, para a garanta inflamada

A água pode ser uma grande companheira para ajudar no tratamento, visto que o seu corpo vai se manter hidratado, mas são chás de ervas naturais como o hortelã, gengibre, mastruz, romã, limão, cravo, canela, casca ou folha de laranja e até mesmo o famoso quebra-facão que é bem popular no Nordeste. Você deve evitar chás à base de cafeína, tal como líquidos como café e energéticos. Abaixo veja como fazer alguns chás.

Como fazer chá de hortelã

  1. Compre uma caixinha de chá de hortelã na farmácia ou supermercado
  2. Coloque um sachê para uma xícara de chá de 100ML
  3. Adicione uma colher de sopa de açúcar
  4. Deixe no ferver por 5 minutos com a tampa abafada
  5. Espere esfriar um pouco e tome

Caso você vá usar a folha do hortelã, ao invés de um sachê, use uma folha.

Como fazer chá de limão para garganta inflamada

  1. Em uma farmácia ou supermercado, escolha uma caixinha de chá de limão
  2. Em um recipiente para ir ao fogo, adicione um sachê para cada 100ML de chá
  3. Adicione uma colher de açúcar e deixe ferver por 5 minutos
  4. Espere esfriar e tome.

Se você quiser, você poderá usar um limão cortado no meio para fazer 500ML de chá. Para os demais chás em caixinha, siga as instruções contidas na caixinha ou siga a mesma proporção na receita dos dois que citamos aqui. Em caso de tosse, você pode adicionar alho e cebola no chá (um dente de alho e uma cebola pequena). O gosto não vai ficar horrível, muito pelo contrário vai ser quase imperceptível.

Para quem mora no Nordeste ou tem mastruz plantado no quintal, é interessante fazer um suco para tomar ao acordar. Para fazer, adicione 6 folhas de mastruz para cada 300ML de leite, bata com 2 colheres de açúcar no liquidificador e tome ao menos 200ML.

Mel para garganta inflamada

Pote de mel e limão para curar a garganta inflamada

O mel é um santo remédio para combater doenças infecciosas, visto que ele é um antisséptico natural capaz de destruir vírus. Ele também ajuda a conter a tosse. É importante que você compre o mel em farmácias, visto que há pessoas que fazem mel falso ou adulterado que ao invés de ajudar, pode até prejudicar a sua saúde, além de que o mel farmacêutico tem autorização da ANVISA. Não dê mel para crianças menores de dois anos, ela pode engasgar e sufocar, entretanto você pode adicioná-lo ao chá de limão e dar para uma criança maior de um ano.

Como tomar mel para curar a garganta inflamada

  1. Adultos devem tomar duas colheres de sopa de mel por dia e crianças duas colheres de chá de mel por dia
  2. Coloque o mel na colher e tome lentamente
  3. Deixe o mel descer devagar na sua garganta, isso ajudará o trabalho antisséptico de combater o vírus

Banho quente ajuda na garganta inflamada

Mulher tomando banho quente para melhorar a garganta inflamada

Você deve lembrar que quando você era criança a sua mãe fazia questão para você tomar uma bela ducha morna, mesmo quando não tinha chuveiro elétrico ela esquentava água no fogão e colocava em um balde ou bacia e fazia você tomar banho com aquela água. Ela tinha noção que o banho morno podia ajudar umedecer o ambiente e ajudar a conter a reprodução dos vírus.

 Como tratar a garganta inflamada com banho quente

  1. Feche a porta do banheiro
  2. Abra o chuveiro em uma temperatura que você suporte
  3. Deixe a água cair no seu corpo por alguns minutos e tente relaxar

Se você preferir, você pode usar um banco para sentar embaixo da água ou ficar dentro do box do banheiro sentindo o vapor enquanto a água cai ao máximo. Essa técnica ajuda até quando o nariz está entupido quando se estar com resfriado ou gripe.

ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments

Tags: