Tudo que você precisa saber sobre Shop ROM

Quando você compra um celular no Brasil, normalmente não se preocupa com o software, apenas compra e passa a usar. Com celulares chineses, deve haver um pouco a mais de cuidado e esse cuidado é o que vai garantir uma melhor usabilidade e futuras atualizações. Celulares chineses possuem um custo benefício imbatível, mas você não deve olhar só para o hardware que o compõe, o software também é um fator importante, ele vai garantir que você desfrute de todos os recursos que aquele aparelho oferece.

Em grupos de importação, quando o assunto são celulares, a pergunta mais frequente é “O que é Shop ROM?” é uma pergunta que normalmente faz a decisão final do usuário entre comprar ou não comprar aquele aparelho. Afinal, ninguém é um expert e nem tampouco quer dispor um tempo e quebrar a cabeça para trocar o firmware de um smartphone, correto? Nesse artigo eu abordarei tudo o que você precisa saber sobre a Shop ROM. Será um artigo um pouco grande, mas a leitura terá o objetivo de sanar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é uma ROM?

Como o Android é um sistema bem fragmentado, que permite que qualquer um com os conhecimentos certos possa modificá-lo de acordo com seu gosto. Por isso, existem várias versões de Android e cada uma delas é única e serve apenas para um modelo de aparelho.  São essas versões que são chamadas de “ROM”. Para exemplificar melhor, cito abaixo algumas marcas e suas ROMs (suas próprias versões do Android).

  • Samsung – Touchwiz
  • Asus – ZenUI
  • Lenovo  – VibeUI, ZUI
  • Xiaomi – MIUI
  • Leeco – EUI
  • OnePlus – OxygenOS
  • LG – LG UX
  • Google – Stock UI

Todas as marcas mencionadas acima possuem Android. Se você já pegou celulares de algumas delas, você com certeza percebeu que a interface é diferente. A ideia da interface é entre outras coisas, servir como uma assinatura da marca e adicionar recursos extras. Celulares da LG e Samsung normalmente vem com infravermelho e um controle remoto, esses recursos já não estão presentes em celulares da Lenovo, Motorola, Asus, Google, Sony e outros. Por isso, a necessidade de cada marca ter sua assinatura, suas interfaces modificadas.

O Android real, sem modificações na interface, pode ser encontrado na linha Nexus e Pixel da Google, assim como em celulares da Motorola.

Há também ROMs customizadas de código aberto que normalmente tem sua versão para cada modelo de aparelho, como a CyanogenMod, Mokee, Paranoid, Resurrection Remix, Exodus, essas normalmente são criadas por comunidades de usuários e a ideia delas, é garantir que seu aparelho será atualizado para a próxima versão do Android, independente do que a fabricante decidir. Elas também garantem que seu celular terá o melhor desempenho possível.

Se você já mexeu com Linux, você já viu que o sistema possui dezenas de variantes, sendo Ubuntu, Kubuntu, Debian, Backtrack, Linux Mint, Arch Linux, Elementary OS e várias outras. A propósito, o próprio Android é Linux e como ocorre com o Ubuntu e Debian, ele tem suas próprias variantes, as chamadas ROMs.

Por fim, você já deve ter entendido que ROM é uma palavra que normalmente se refere a versão do sistema.

O que é uma Shop ROM?

Marcas como Lenovo, Xiaomi e Leeco normalmente lançam seus smartphones focando inicialmente no público da China e quando o assunto é  China e tecnologia, existem várias leis sobre o que as fabricantes podem e o que não podem colocar nos smartphones.

Para obedecer essas leis, as fabricantes mencionadas anteriormente, elas lançam uma ROM especificamente para os usuários chineses, a chamada “ROM chinesa” e ela não tem serviços da Google como: PlayStore, Google Chrome, Google Maps, Google Drive e outros. Elas também não possuem idiomas além do chinês e o inglês.

Isso basicamente impede que possamos ter uma boa experiência com um smartphone chinês dessas marcas, exceto por um detalhe: A Shop ROM. Antes de haver uma ROM Global, os fornecedores distribuem celulares chineses com a Shop ROM para as lojas chinesas que compramos celulares.

A Shop ROM é a salvação para usuários que querem comprar um Lenovo, Xiaomi ou Leeco, ela vem com a PlayStore e com o GAPPS (aplicativos da Google). Ela não é uma ROM externa, é só uma modificação sobre a ROM chinesa, essa modificação normalmente gera muitos bugs, como o mal funcionamento da câmera, o fechamento inesperado de aplicativos, travamentos, desempenho inferior,  bloatwares, adwares, além de não receber atualizações. Esse é o principal motivo pelo qual você deve tirar a Shop ROM.

O que é ROM Global?

Quando a fabricante lança o smartphone em vários países, normalmente ele possui uma ROM com todos idiomas, com apps do Google e sem qualquer restrição de atualizações ou poluições que não seja da própria fabricante.

A Xiaomi normalmente costuma liberar uma ROM Global para seus smartphones, cerca de 2 a 3 meses depois de lançados. Isso faz com que você use o sistema oficial da fabricante e receba as devidas atualizações e correções de bugs.

Lembre-se: Lenovo, Xiaomi e Leeco são as únicas marcas que possuem celulares com Shop ROM.

Como saber se é ROM Global, chinesa ou Shop ROM?

  • Quando possui apenas idioma chinês e inglês, a ROM é a chinesa.
  • Quando possui muitos idiomas e escrito “international version” ou “OTA updates” é a ROM Global
  • Quando possui muitos idiomas e não há informação se é a versão internacional ou se recebe updates via OTA, você deve se informar com a loja se é a “vendor ROM”, como é chamada a Shop ROM lá fora.

Posso usar a Shop ROM?

Nada te impede de usá-la. Cabe a você saber lidar com os bugs, falta de atualizações, possíveis bugs, adware e bloatware.

Mas se você decidir que não quer usar ela, nem a chinesa e ainda não tem a ROM internacional, você pode procurar por customs ROMs. A Xiaomi tem a MIUI.EU que é uma ROM internacional não oficial baseada na MIUI oficial. A Leeco tem a Grossoshop que é como se fosse uma ROM de loja internacional, como aquelas que vem quando você compra celulares em lojas de operadoras de celulares.

Por fim, se tiver dúvidas sobre celulares chineses, temos no Facebook um grupo exclusivo para isso, participe: https://www.facebook.com/groups/166216180497323/

ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments