Alimentar-se corretamente é fundamental por diversos motivos, dentre eles podemos citar a melhora na condição física, o aumento da imunidade, o fortalecimento muscular, a definição de curvas e músculos, entre tantos outros.
Com a nova “geração saúde”, vários alimentos vieram à tona e mostraram seu real poder. Dentre eles podemos destacar a batata doce, um carboidrato de baixo índice glicêmico que é capaz de trazer o aumento da circunferência muscular e/ou o emagrecimento, já que pode ser trocada na hora de formular suas refeições.
A princípio, a maior dica dos nutricionistas é que a batata doce seja inserida no cardápio no lugar das porções de arroz de branco, batata inglesa, macarrão e até o pão branco ou também conhecido como francês.
Isso fará com que abaixe os índices de glicemia na corrente sanguínea, resultando numa perda de peso com mais eficiência, dando lugar à construção de músculos ao invés do preenchimento das bolsas de gordura.
Esse processo permite que os primeiros efeitos sejam notáveis em menos de duas semanas. Se você deseja emagrecer, é muito válido que tente tal método, sendo importante, é claro, o auxílio de um médico nutricionista e um profissional de educação física para orientá-lo na hora das atividades físicas.
Curiosidades sobre a batata doce
- Controla os índices glicêmicos no sangue
- Fornece energia
- Diminui o apetite
- Reduz o colesterol
- Ajuda a prevenir o câncer
- Melhora a aparência da pele
- Previne a anemia
- Queima gordura
- Ajuda na formação do colágeno
- Reduz cãibras
Todos esses efeitos são determinantes para manter-se com a saúde em dia, ingerindo cerca de uma porção de batata doce ao dia, seja no almoço ou jantar.
É bom lembrar que ela contém nutrientes como a vitamina C, A e E, além de ter altos índices de potássio e fibras. Quem costuma praticar atividade física intensa e deseja manter seus níveis de energia e gordura equilibrados, deve fazer ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico, inserindo a batata doce em pelo menos quatro refeições semanais.
Lembrando que os aspectos aparentes desse alimento são visíveis, apesar de serem encontradas mais quatro tipos de batata no Brasil, dentre elas estão:
- Batata inglesa
- Batata branca
- Angola ou terra-nova
- Amarela
O miolo do alimento possui uma cor amarelada e sua casca um tom entre avermelhado e roxo.
Se você está em dieta, a melhor forma de consumi-la é assada ou cozida, pois os nutrientes são mantidos intactos e as calorias são baixas, já que não haverá acréscimos de óleo ou sal.
Para entender um pouco melhor, esmiuçaremos abaixo uma tabela calórica para uma porção do alimento (100 gramas).
Batata doce cozida
- Energia – 125 calorias
- Proteínas – 1,9 g
- Carboidratos – 27,9 (baixo índice glicêmico)
- Cálcio – 35g
- Ferro – 0,8g
- Gorduras – 0,75g
Batata doce assada
- Energia – 143 calorias
- Proteínas – 1,12g
- Carboidratos – 34,46g
- Cálcio – 28mg
- Ferro – 1,37g
- Gorduras – 0,13g
Existem várias receitas que podem ser preparadas com esse vegetal, o mais recomendado é que seja consumida juntamente com uma porção de vegetal fibroso (alface, rúcula, couve, outros) + uma porção de proteína pura (carnes magras, frango, suínos, outros), dessa forma você estará efetuando uma refeição completa.
Curiosidade: Alguns estudos relatam até mesmo que a batata doce é capaz de afinar sua cintura! Ela tem poder total na organização de todos os músculos fazendo com que esses aumentem e tomem o espaço da gordura. Portanto, se esse é o seu objetivo, deve inseri-la sem culpa no seu cardápio diário.