Cuidado! Veja 7 alimentos proibidos na gravidez
Quais os alimentos que devo evitar durante a gravidez?
Dieta da gravidez é uma questão fundamental para a mãe se cuidar. Além de controlar o ganho de peso em excesso, uma dieta saudável fará as gestantes terem uma gravidez mais tranquila e um bebê saudável. As mulheres grávidas devem estar cientes de que existem certos alimentos proibidos na gravidez. Os alimentos citados abaixo são limitados ou contra-indicado durante a gravidez devido aos riscos que representam para o desenvolvimento e a saúde do bebê.
Leia também: Dicas para engravidar
Leia também: Dicas de lembrancinhas de chá de bebê barata
Leia também: Calculadora gestacional da gravidez
Leia também: 7 Alimentos que mães que amamentam devem comer
Frutos do mar e peixe cru
Peixes e frutos do mar podem conter a bactéria anisakis, que pode provocar alergia e causar inchaços que levam a asfixia e levá-la à morte. Por este risco peixes crus e frutos do mar, só devem ser consumidos se estiverem bastante cozidos. Portanto, devemos evitar atum, sardinha, salmão, camarão, polvo e sushis em geral.
Peixe com grandes quantidades de mercúrio
Você deve evitar peixes como espadarte, imperador, garoupa e cavala, uma vez que eles podem armazenar grandes quantidades de mercúrio, prejudicial para a saúde do bebê em desenvolvimento.
Salsichas e carnes cruas
Carnes ou derivanos de carnes, crus ou mal passados podem transmitir a bactéria Toxoplasma gondii que causa a toxoplasmose, uma infecção que não é grave para as mulheres grávidas, mas que podem causar má formações fetais. Então, evite sempre consumir carnes e derivados (presunto, salsicha, linguiça, etc.), carnes mal passadas e principalmente carpaccios e tartares, kibe crus… e qualquer outro alimento que seja feito carne e não esteja bem cozido. O salame apesar de parecer cru, ele é cozido e pode ser consumido, caso você tenha dúvidas.
Leite não pasteurizado e queijos
Alguns queijos e produtos lácteos podem transmitir a listeriose, uma doença causada por uma bactéria presente no leite não pasteurizado. Em geral, a infecção não é perigosa, mas durante a gravidez pode causar risco de aborto espontâneo, o parto prepaturo, uma infecção grave e até mesmo o nascimento do bebê sem vida entre outros problemas para o feto. Evite todos os queijos não pasteurizados, como o Brie, Roquefort, queijo de cabra, Roquefort, Camembert, Muzzarela e etc.
Ovos cozidos ou crus
Uma vez que os ovos crus e cozidos podem transmitir a bactéria salmonella, que causa a febre tifóide devem ser evitados, junto com eles os alimentos que possuem eles, como: maionese caseira, pudins, tiramisu, bolos etc.
Fígado
Fígado é um alimento rico em vitamina A, e embora seja um nutriente essencial na gravidez, não deve ser consumido em grandes quantidades, pois pode causar má formações ao feto. Portanto, é aconselhável evitar ou comer em redução o fígado.
Cafeína
Alimentos que contém a cafeína em si não são proíbidos, mas devem ser consumidos em dose moderada, visto que a cafeína pode contribuir para o pouco ganho de peso, a ansiedade, entre outros problemas. A dose de café recomendada para gestantes, é de no máximo duas xícaras pequenas de café por dia. Lembre-se que produtos como o Chá-Mate, a Coca-Cola, os energéticos, chocolate e achocolatados possuem também.
Comments
comments