Encomenda extraviada? Peça reembolso aos Correios!

A prática de comprar produtos em países como a China e EUA através da internet tem se tornado um hábito bastante comum entre os brasileiros, isso se dar ao custo benefício oferecido pelo mercado internacional em relação ao mercado nacional. Apesar de lá fora o mesmo produto ter o preço e até três vezes menos o valor que aqui dentro do Brasil, nem tudo é maravilha. Toda importação de encomendas tem suas vantagens e desvantagens e entre as desvantagens está o risco de a encomenda ser extraviada ou roubada antes mesmo que chegue a sua cidade.

Um exemplo do que foi dito acima, é o caso do Bruce de 22 anos que em janeiro deste ano fez uma compra no site chinês www.tinydeal.com, como de costume, Bruce estava acostumado a esperar até 90 dias corridos para que os seus produtos importados pudessem chegar a sua residência, como ele relata “Faço compras em sites chineses desde 2010 e até então eu nunca havia tido qualquer problema em recebê-las. No entanto, essa encomenda teve um destino diferente do que eu esperava. Comprei um celular em janeiro, ele chegou no Brasil em fevereiro e eu o esperava receber em no máximo em abril, mas não foi o que aconteceu.”, explica Bruce sobre o seu caso. Eu o questionei e perguntei o que aconteceu e ele finalizou afirmando “Como eu fiquei preocupado com a encomenda, imaginei que ela tivesse sido roubada. Entrei em contato com o fornecedor, eles me deram vários prazos para ter uma resposta dos Correios, porém nunca me deram uma resposta positiva. Pedi para que me reenviasse a encomenda e disseram que não podiam fazer, pedi também o estorno do valor pago e se negaram. Pensei que não havia mais solução, foi então que eu entrei em contato com os Correios em um pedido de informação pelo próprio site e recebi a resposta de que a minha encomenda havia sido extraviada e que eu poderia ser reembolsado caso eu desejasse. Sem pensar duas vezes, optei pelo reembolso, me pediram provas do valor do produto e eu enviei, cerca de 1 mês depois, recebi o dinheiro de volta. “, assim finaliza o seu caso.

O Dica Atual vai ensinar para você que teve um caso semelhante ao do Bruce a como reaver o seu dinheiro de volta. No entanto, nós não garantimos sucesso no processo e o tempo de espera de resposta dos Correios pode variar de uma semana a mais de um mês, por tanto tenha paciência e saiba que abrir vários pedidos de informação não vai fazer com que haja agilidade no processo.

Como ser reembolsado pelos Correios

  1. Acesse o site dos Correios
  2. No tipo de atendimento selecione “reclamação”
  3. No formulário à seguir preencha os dados do remetente. Caso você não saiba o endereço, você pode pedir a eles via chat ou e-mail. Quanto ao CNPJ, você pode preencher algo como “0” pois o CNPJ só existe no Brasil.
  4. No nome do remetente, você pode usar o nome do vendedor ou nome da loja.
  5. Em e-mail você pode usar qualquer e-mail de contato do site.
  6. Em seguida você pode preencher as informações de destinatário, saltando as que pedem informações sobre dimensões e peso do produto.
  7. Pra finalizar, você deve selecionar “leve econômico” no caso de encomendas com frete grátis, explicar do que se trata e depois fazer o pedido de informação como por exemplo “Olá, sou destinatário de uma encomenda que foi enviada através do código de rastreamento dito anteriormente e acompanhando o seu processo de andamento fiquei preocupado, pois a compra está parada há X meses no Brasil. Acredito que perdi ela. Há alguma probabilidade para que eu receba? E caso ela tenha sido extraviada, posso ser reembolsado?”

Feito isso aguarde a resposta que deve levar cerca de 30 dias para que os Correios possa te responder.  Caso você queira tentar, você pode usar o e-mail diretamente de um agente dos Correios que disponibilizaremos à seguir: [email protected]

Se você tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário. Talvez possamos te ajudar a preencher o formulário que pode parecer complicado. Lembre-se que esta dica só funciona com encomendas que tiveram códigos de rastreamento válido.

 

ATENÇÃO Diariamente publicamos cupons para celulares no grupo do Facebook: Celulares Chineses e no canal do Telegram: Promochina clique e participe!

Comments

comments